5 de junho de 2012

10 dicas para organizar os brinquedos e livros dos seus filhos


Minha casa mudou completamente depois que minha filha nasceu, quando era bebê, não tinha muitos brinquedos, ela foi crescendo e a quantidade de brinquedos dobrou, triplicou... Aí às vezes você começa a tropeçar em alguns brinquedos pela casa, escuta um ursinho falar sozinho do nada, vira um mar de brinquedos espalhados. Para deixar o ambiente organizado e bem acessível para a criançada, é só dar uma mudada em algumas coisinhas que já vai fazer uma diferença danada, use estas dicas para te ajudar:

Leia também o link: " Como organizar o armário das crianças".






1- O segredo está nas caixas transparentes que facilitam e harmonizam a organização, além de tornar o brinquedo mais atraente e facilita para as crianças acharem o que querem brincar.

Leia também o link : "Salve, salve caixas transparentes".


2- Use e abuse dos recipientes, eles são sempre uma mão na roda, podem ser usados para bichos de pelúcia e outros bonecos de tamanho médio ou grande. Para a criança achar fácil seus brinquedos, separe por cor do recipiente, isso ajuda muito na hora de guardar também.





3- Organize cada prateleira, usando caixas com identificação e  separe pelo tipo de brinquedos (montar, carrinhos, bonecas, bichos pelúcia, etc).



4- Cada material deve ter um lugar específico e agrupado em categorias (tintas, lápis, canetinhas, giz , cola, etc). 



 5- Deixe os livros sempre na altura das crianças para que elas possam ter fácil acesso. Guarde por ordem de tamanho: do maior para o menor. 








6- Se seus filhos compartilham o mesmo quarto, o melhor é organizar separadamente as coisas de cada um. Use prateleiras e gavetas mais baixas para os menores e as mais altas para os maiores. Se seu filho for muito pequeno, é preferível manter os brinquedos em lugar conveniente para você pegar e guardar.



7- Aproveite o espaço existente debaixo das camas para guardar brinquedos pequenos ou o que quiser. 


8- Destine uma caixa colorida para cada um de seus filhos, de preferência grande o bastante para receber brinquedos. Quando as caixas estiverem cheias, ajude-os a separar e guardar tudo quanto for possível. É uma maneira de seus filhos ajudarem a guardar seus brinquedos de uma forma mais divertida.


9- Guarde miudezas, figurinhas e revistas  em uma sapateira (transparente) suspensa atrás de uma porta, ou em sacolinhas como estas, fica uma graça! Só não esqueça de deixar ao alcance deles.




10- Dicas lá de casa:


Quarto de brinquedo da minha filha

Esse é o quarto que minha filha brinca em casa, e o que facilita na hora de brincar, é o uso dos recipientes para guardar os brinquedos. Cada caixa tem uma categoria de brinquedo, por exemplo: na caixa rosa claro tem bonecas, na rosa escuro tem fantoches e na vermelha tem bichinhos de pelúcia. Nas caixas da parte superior, ficam os itens que ela brinca menos como massinhas, giz de quadro, etc. Nos nichos da parede, ficam os DVDs de filminhos e embaixo do mesanino, ficam recipientes de madeira com rodízio, acrílico transparente e cestos para guardar mais brinquedos.

OBS: Se você não tiver um quarto para brinquedos, use o quanto puder de caixas e recipientes, pois são eles que vão ajudar na organização e estética do ambiente. Só não esqueça de identificá-los.

Dica de ouro: essa dica é bem legal para pendurar os trabalhinhos mais legais dos seus filhos: pegue alguns grampos de roupa, cole neles uma fita dupla face e grude-os na parede. Agora é só expor as obras-primas dos seus filhotes, eles adoram!


Trabalhinhos da minha filha fixados na parede por grampos de roupas

Aproveite datas especiais com páscoa, dia das crianças, natal e doe todos os brinquedos que seu filho não brinca mais, as crianças que receberem vão ficar muito felizes e eternamente gratas!





comentário(s) via Facebook

29 comentários

  1. Esse blog é demais! É tudo que eu estava precisando para me dar uma forcinha para me tornar uma pessoa mais organizada, simplesmente adorei, parabéns! Vou tentar seguir esses passos de organização, é muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, o quarto fica super arrumadinho e a parte muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário! Mudando apenas algumas coisas, já dá muita diferença no quarto e o melhor na praticidade do dia a dia, um bjinho volte sempre!

      Excluir
  3. Rafa, o blog é ótimo! Adorei o varal de atividades da Alice!
    Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana obrigada que bom que gostou! O varal é bem simples e Alice adora ver os trabalhinhos pendurados. Um bjão e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  4. Adorei as caixas tipo cesto coloridas...onde vc comprou?
    Parabens pelo site ja li 5 materias...na consigo parar de ler...bj
    Bruna - da academia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Obrigada pelo comentário e sua visita no blog, fico muito feliz que tenha gostado das matérias, estou sempre atualizando e postando várias dicas. Quanto ao cesto, se for aqueles de alça coloridos você acha em grandes supermercados (no carrefour eu sei que tem)e na TOKSTOK, e se for as outras, são vendidas em site de fora, aqui no Brasil eu ainda não encontrei, uma pena né? bjão

      Excluir
  5. olá Rafaela!obrigada pelo convite adorei seu blog e principalmente as dicas de como organizar livros e brinquedos eu tenho um filho de 18 anos e uma filha de 6 anos então imagina como é organizar minha casa e para completar eu trabalho em casa e artesanato sempre faz muita bagunça...já estou seguindo seu blog ...bjs Luciana se quiser visitar meu blog é artluciferreira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana! Fico feliz que tenha gostado do blog, seja sempre bem vinda. Com criança, as vezes a nossa casa vira de ponta cabeça não é?!Sei bem o que é isto... Mas tudo dá se um jeito para reverter esta situação,espero que as dicas ajudem muito na sua casa! Obrigada por seguir e vou conhecer o seu também! Bjinho até a próxima

      Excluir
  6. Mais uma vez, gostei muito do seu blog. Definitivamente, irei seguir.
    bjoook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigada e seja bem vinda sempre! Qualquer sugestão é só dar um tok! Bjinhos

      Excluir
  7. Boa tarde Rafaela conheci seu blog hj e stou fascinada por ele,recheado de dicas para nós mães modernas que acumulamos diversas tarefas no dia a dia. Parabéns já virei sua fã!!!! obrigado pelas valiosas dicas!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Rafaela! acabei de conhecer seu blog e simplesmente amei, adorei as dicas. estava procurando algo que ajudasse na difícil tarefa de organizar a casa, principalmente o quarto de um menino de 12 anos e uma menina de 02. com certeza já sou a sua mais nova fã!!! Certa de que irei contar mto com sua valiosa ajuda, Ana Thomaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Ana! Obrigada e tenho certeza que se seguir algumas dicas daqui, ajudará muito na organização da sua casa! Qualquer dúvida que surgir é só comentar aqui ou mandar um mail tá?! Bjinhos e seja sempre bem vinda

      Excluir
  9. Oii, adorei as dicas!
    É super difícil organizar o quarto das crianças, parece que vc arruma tudo e depois de cinco minutos o quarto já está de pernas pro ar!
    Tenho dois meninos, e os dois são suuuper bagunceiros!!
    Comprei toda a decoração no quarto deles no site da Tricae (http://www.tricae.com.br/moveis/ )
    , e lá encontrei algumas dicas de organização para quartos infantis muito legais, como caixas organizadoras e camas com inumeras gavetas e armários, que sempre ajudam!!

    Beijos Jú

    ResponderExcluir
  10. Adorei! E este quarto de brincar saiu na última Casa Claudia né?

    Gabi Bakri

    ResponderExcluir
  11. Rafaela boa tarde!!
    Nossa esse seu blog vai me ajudar muito a organizar melhor a minha vida. Estou montando uma brinquedoteca para as minhas filhas e as suas dicas de organização vão me ajudar muito.
    Achei o seu blog sem querer e adoreiiiiiii.
    Parabéns pelo trabalho. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ajude muito Daniela, depois me conta como foi o resultado. Muito obrigada e qualquer dúvida é só dar um tok, bjinhos e tenha uma ótima semana

      Excluir
  12. amei parabéns vou por tudo em pratica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa!! Tenho certeza que vai adorar o resultado! Bjinhos e boa sorte na tarefa rs

      Excluir
  13. Muita inspiração legal! Estou procurando boas ideias para organizar os brinquedos e encontrei várias aqui.
    beijo

    ResponderExcluir
  14. Não tenho filhos, não tem crianças em casa... mas não resisti esse post tive que ler rsrsrsrs E ele é maravilhoso, ótimas dicas. Eu curti! :)

    ResponderExcluir
  15. Ola, eu me encantei pelos recipientes para guardar os brinquedos, principalmente o de tecido....onde posso comprar?Parabens, lindo o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Os de tecido comprei fora, mas na Leroy Merlin, super Waltmart, Tok Stok tem muita coisa bacana.... Bjinhos

      Excluir
  16. Rafaela,
    Adorei seu blog !!! É tudo que eu preciso de dica para voltar a ter uma casa organizada.
    Meu apartamento é pequeno, por isso não tenho como ter um quarto de brinquedo, mas tenho como ter uma varanda brinquedoteca. Aos poucos estou organizando, mas sempre olho acho que vou ficar louca e não vou conseguir. Que dicas vc me dá. Por que estas caixas lindas ainda não temos por aqui. Nossa lá fora eles são ótimos para essas coisas de organização de casa. Aqueles cestos coloridos onde vc encontrou. E os nichos de para calcinhas e meias onde encontro? Vc acha que ficaria legal colocar pijama, meias e calcinhas na mesma gaveta? E vc tem um toque legal de como organizar as coisas de banheiro dos pequenos sobre a pia e mesmo dentro do armário?
    Bjs,
    Simona

    ResponderExcluir