7 de agosto de 2012

Como tirar manchas das roupas das crianças

Você acabou de colocar uma roupa novinha no seu filho, dez minutos mais tarde, ele aparece todo sujo de tinta, ou chocolate, ou qualquer coisa (na minha casa isso acontece direto), mas o que fazer para remover as manchas que ficam na roupa? Não se desespere, pois todas as crianças (sem exceção) sujam as roupas, é como diz uma propaganda de sabão em pó: “porque se sujar faz bem”, e faz mesmo! Aproveite estas dicas e deixe seu filho brincar e se sujar à vontade, pois para tudo há uma solução:

Leia também o link: " Organizando a rotina doméstica".





Sorvete ou chocolate: Antes de lavar a peça, tente tirar a mancha com água morna e um removedor de manchas. Lave bem. Se a mancha não sumir, lave de novo usando um alvejante seguro para tecido. Se for em roupas brancas, experimente passar na mancha um pouco de água oxigenada a 10 volumes.






Catchup: Mergulhe em água fria, 1/2 colher de chá de detergente líquido para lavar louça e 1 colher de sopa de vinagre branco por 30 minutos. Enxague, se a mancha persistir, use um removedor de manchas pré-lavagem ou uma pasta de sabão em pó e água. Em seguida, lave com água morna e deixe secar na sombra. Se a mancha ainda não saiu, mergulhe em um produto enzimático, pelo menos, uma hora ou durante a noite e depois lave em água morna. Não use água quente, secagem de ar quente ou ferro até que a mancha seja removida.










Grama: Antes de lavar, passe álcool onde está manchado, se a mancha persistir, lave usando um alvejante à base de oxigênio (pode ser usado em qualquer tipo de tecido).









Lama: Deixe a peça secar e depois escove para retirar o máximo possível da lama. Antes de lavar, aplique uma pasta de sabão em pó para roupa e água, no caso de manchas muito intensas, deixe a peça de molho num alvejante à base de oxigênio e depois lave bem.








Sucos de frutas: Para manchas de suco de frutas em geral, coloque sal diretamente sobre as manchas, se forem recentes. Em seguida, em um copo de água fervendo, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando essa solução sobre a mancha. Em manchas secas, umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois, lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante.











Tintas para pintura à base de água: Enxágue o tecido em água morna enquanto a mancha ainda estiver seca. Lave bem. Atenção: depois que a tinta seca, é impossível removê-la.












Leite em pó para bebê: Antes de lavar a peça, tente remover a mancha empapando-a com um produto à base de oxigênio. Deixe de molho por 30 minutos no mínimo, ou por várias horas no caso de manchas antigas. Depois é só lavar.











Coca-Cola: As manchas de Coca-Cola são as mais difícieis de serem removidas , é preciso agir rápido para o refrigerante não estragar o tecido. Primeiro esfregue um pouco de manteiga no local, depois é só lavar com bastante água quente e sabão em pó.








Cuidados especiais


Quanto mais cedo você remover a mancha, mais fácil ela sairá.


Se você notar que a roupa desbota, não a deixe de molho, enxágüe rapidamente para que não manche. Na última água de enxágüe, coloque um pouco de vinagre e deixe secar à sombra.


Não deixe de remover completamente o produto usado na limpeza.


Use luvas de borracha ao manusear produtos químicos e, após o uso, sempre lave bem as mãos com sabonete em água corrente. 


Cuidado quando for manusear a limão, em contato com o sol causa manchas e queimaduras. Portanto, caso utilize limão para tirar manchas, não saia ao sol imediatamente depois.


Dica de ouro: para tirar o encardido das meias das crianças, experimente fervê-las junto com uma rodela de limão.

comentário(s) via Facebook

4 comentários

  1. Para remover mancha de canetinha hidrocor, use leite morno (leite de caixinha serve):coloque a parte manchada da peça no leite morno, deixe alguns minutos e ao observar a mancha se desfazendo, pode esfregar com sabão e lavar normalmente. Resolve mesmo!Vivia perdendo peças com mancha de canetinhas dos meus pequenos artistas!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, esta eu não conhecia, perdi algumas coisas em casa tb rs. Fica então a dica pra quem tem um pequeno artista em casa, obrigada bjinhos

    ResponderExcluir
  3. as professoras de ed. infantil tmbm agradecem a dica, pois osso uniforme imaginem como fica!!

    ResponderExcluir