30 de agosto de 2012

Dicas de como limpar a casa de forma rápida e eficiente


A maioria das pessoas admira uma casa limpa e organizada, certo? Mas para muitos parece impossível conseguir manter a organização. É por isso que servem os planos. Com um planejamento simples com os cuidados com a casa e outras tarefas de rotina, todos podem conhecer os benefícios de uma casa arrumada gastando pouco tempo e energia. Sim, você também pode!  Aqui estão algumas dicas para facilitar na hora da limpeza da casa. Se você dispõe de uma empregada, essas dicas ajudarão muito:


Leia também o link: "Organizando a rotina doméstica".






Acabe com a bagunça. Retire do chão, das mesas e de outras superfícies tudo o que estiver fora do lugar antes da limpeza. Para ajudar, utilize um cesto ou uma caixa para recolher os objetos.

Limpe de alto para baixo. Pegue uma vassoura e comece removendo as teias de aranha dos cantos das paredes, se tiver é claro. Depois passe um pano no topo das estantes, armários ou outras superfícies altas. Deixe que a poeira caia e por último limpe o chão.

Limpe de um lado e depois o outro. Em vez de retirar todos os objetos das prateleiras e armários, remova-os para um lado enquanto limpa o outro e vice-versa.

Deixe o trabalho para os produtos de limpeza. Após aplicar um produto, espere alguns minutos pra dar o efeito do produto e vá adiantando outras tarefas.

Facilite seu trabalho. Use um recipiente ou balde para transportar produtos e utensílios de limpeza de um cômodo para o outro. Se sua casa for grande, deixe dois recipientes nos lugares estratégicos para facilitar.

Concentre-se nas tarefas. Evite distrações enquanto trabalha (esqueça por alguns minutos o telefone). Parece bobagem, mas a concentração conta pontos a seu favor. Após iniciar uma tarefa, pare só quando terminar.

Estabeleça um esquema. Trabalhe em cada cômodo seguindo o sentido horário, a partir da porta, para que nada fique sem limpeza.

Abrevie as tarefas. Não enxugue a louça deixe-a secar no escorredor. Para facilitar a arrumação das camas, substitua as colchas por edredons ou cobertores colocados diretamente sobre os lençóis.

Não complique o trabalho. Aproveite todos os momentos que puder poupar durante as tarefas domésticas, para sobrar mais tempo livre para você e sua família. Não perca tempo limpando toda a parede se houver apenas uma mancha.

Estabeleça rotinas. Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço. Enfrente primeiro os cômodos mais difíceis como o banheiro e a cozinha.

Limpe imediatamente os líquidos derramados. É muito mais fácil remover qualquer mancha causada por substâncias derramadas enquanto ainda estão úmidas. Isso vale para qualquer local: mesa da cozinha, forno, roupas.

Faça um pouco de cada vez, mas com frequência. Se você gasta cinco minutos limpando o banheiro três vezes por semana, isso dá no total de quinze minutos. Se você fizer isso uma vez por semana, perderá o dobro do tempo limpando a sujeira acumulada.

Compre artigos práticos. Ao comprar móveis ou roupas, prefira aqueles que são mais fáceis de limpar e conservar.

Dica importante: Se você for perfeccionista, reduza um pouco seus padrões de exigências para obter mais tempo livre.


 Bom dia a todos!

comentário(s) via Facebook

67 comentários

  1. Olha Rafa, eu acho muito legal essas dicas, parece ser uma coisa sem muita importância, mas vivo falando isso aqui em casa pra minha mãe (que é uma bagunceira rs), se manter organizado, fica muito mais fácil de limpar... bjoks! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcella! Fica muito mais fácil e perde-se muito menos tempo limpando, tomara que ela goste tb das dicas e se empolgue com elas rs, bjinhos

      Excluir
  2. Eu adoro seu blog, me dá cada iluminação de organização, a casa cria até mais espaço. Gosto desse assunto, tenho até livro, são dicas úteis que fazem a diferença. Está no caminho certo. Estou sempre te visitando e percebi que também está participando do concurso TOP BLOG 2012, aproveitei e votei no seu blog, ok?
    Vou torcer pelo meu e pelo seu...
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. ESSA TAREFA É UM PUCO DIFICIL PRINCIPALMENTE PRA QUEM TRABALHA PORQUE TEM QUE FAZER EM DOBRO PRA VÊ SE FICA MAIS TEMPO ORGANIZADO E LIMPO.BY WILLIENE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Williene tudo bom? Pra não acumular, tente fazer um pouco a cada dia ou a cada semana, pra quando você limpar, não ficar muito tempo por estar acumulado, pra ajudar veja o post " Organizando a rotina doméstica", bjinhos

      Excluir
  4. Suas dicas são excelentes!!!
    Mas meu grande desafiio são com as roupas.=/
    Passar roupa. é uma tortura, porque fico com muito calor, e isto é muito ruim para eu conseguir dormir depois.
    Você tem dicas de como planejar as rotinas diarias com roupas. Lavar, passar etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana tudo bem? Passar roupa não é a tarefa que mais gosto tb rs..mas lá na frente vou fazer uma postagem sobre rotina das roupas para facilitar a nossa vida e sem sofrimentos, aguarde! Obrigada pela visita e comentário, bjinhos

      Excluir
    2. Beijos, Rafa!

      Excluir
    3. Olá! Vou contar o que eu faço: No começoparece que dá mais trabalho, mas quando a gente acostuma e vê o resultado de peças que nem precisamos passar, a gente se anima... Prá começar, estender a roupa corretamente é muito importante... Depois de tirar da máquina, costumo bater bem a roupa prá desamassar... Coloco tudo numa cesta grande sem amassar de novo... tudo esticadinho... Depois, ao pendurar tb tomo muito cuidado para estender o mais lisinho possível. camisas, por exemplo, penduro diretamente no cabide: amassa menos e menos tempo para passar depois... cada roupa acabo inventando um modo de pendurar e garantir que fique bem esticadinho...
      Na hora de recolher, a mesma coisa... não saio embolando tudo... Recolho bem esticadinho e coloco em cima de uma superfície e estico com as mãos... Depois eu seleciono o que pode ser guardado sem passar ou o que vai para passar... E desta forma, passar é muito mais rápido!! espero ter contribuido!!
      Tchau!!

      Excluir
  5. Adorei o Post! A Polishop tem uns produtos ótimos pra limpeza de casa http://bit.ly/14NDr3W

    ResponderExcluir
  6. Rafaela, estou apaixonada pelo seu blog! Moro em uma cidade universitária e estou cansada de estar no meu quarto e não ter aquela sensação aconchegante, sabe? Resolvi repagina-lo mas não tenho muito dinheiro e também não posso exagerar, já que o ape não é meu!

    ResponderExcluir
  7. Continuando...
    Gostaria de saber o que fazer pra deixar meu quarto tão bom quanto o da casa dos meus pais!
    Um beijo e parabéns pelo blog, amei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalia tudo bem? Fico feliz que gosta do blog, obrigada!
      A melhor forma de decorar e deixá-lo aconchegante é colocar sua identidade dentro dele, isto é, as cores, objetos e fotos que fazem parte da sua vida. Vale um tapete no pé da cama, almofadas do seu estilo, uma mesinha lateral e um abajur. Se você procurar, achará itens lindíssimos gastando pouco. Para facilitar, eleja uma cor e vá trabalhando em cima dela com outras cores que combinem entre si. Assim o quarto fica harmoniozo e sem exageros! Ah e não se esqueça de trocar a roupa de cama uma vez por semana. Em breve farei um post com mais ideias, aguarde, bjinhos

      Excluir
  8. Oi, Rafaela! Seu blog caiu do céu pra mim!
    Hoje mesmo eu estava aqui, desanimada com tanta bagunça!!
    Só de ler o blog hoje de manhã eu tive várias ideias... joguei vários papéis inúteis fora, lavei toda a roupa, limpei as janelas, limpei o chão, organizei meus livros... minha casa já está com outra cara!

    Muito obrigada pelas dicas! Pode ter certeza de que a partir de agora serei sua leitora assídua! Suas dicas realmente são muito boas e fáceis de seguir! Obrigada mais uma vez... beijo!

    Adorei você e o blog... =D
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa que legal funcionou rsss. Adorei seu comentário, é essa a minha real intenção por aqui: dar ânimo para organizar a casa. E me conte, não ficou muito melhor? Vale a pena o esforcinho, né! Muito obrigada pelo carinho e qualquer dúvida é só comentar, bjinhos e uma ótima semana

      Excluir
  9. Rafaela amei seu blog, então uma perguntinha no caso qo quarto e da sala é necessário afastar a cama e o sofá na hora da limpeza ou não é necessário fazer isso com freguência, sendo que minha limpeza é diária.

    Aguardo resposta

    Obrigada
    Mariana

    Adorie o checklist de limpeza diária, estou utilizando e minha casa está ficando ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana mil desculpas pela demora, mas não encontrava mais seu comentário... As vezes acontece estas coisas por aqui.. Quanto a sua pergunta, não precisa não, uma vez por semana já é suficiente.

      Obrigada e precisando qquer coisa dá um tok (serei mais rápida, tá?) rs

      Excluir
  10. Olá, Rafa...amo tanto seu blog, que tá na minha barra de favoritos, junto com o Casa da Id&ea que curto um monte.

    Estou a procura deste assunto há tempo: como guardar "memórias" ?
    Olha só: tenho uma menina também (3 anos) e desde bebê guardo um sapatinho, um body, macacão, vestidinho, coisinhas de aniversario....fora fotos, e os cadernos que escrevo sobre o que acontece na vida dela. E claro, algumas coisas da nossa propria vida, de pais.

    Acho muito importante essas coisas, pois fazem parte da nossa historia e no futuro, serão um "Hd externo" pra ela...rsrsrs...

    Meu problema, é onde guardar tudo isso, claro...

    Estou pensando em um baú no quarto. O que você acha?

    Bjo.

    Angela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela tudo bem? Obrigada, fico muito feliz em saber...Também adoro o blog da Manu.
      Tenho várias coisinhas da minha filhinha tb, delicia, né? Você poderá guardar em caixas transparentes ou a caixa que quiser . Separe uma para as roupinhas, outra para as coisinhas no aniversario e outras como "memórias". Uma ideia bacana é encapar cada caixa ( se for de papelão) com um tecido diferente que lembre dela pequena. Se optar pelas caixas transparentes, não se esqueça de identificar com etiquetas cada uma delas. O baú é também é uma ideia perfeita, guarde as roupinhas em sacos de algodão ou TNT para protegê-las. Espero que goste, bjinhos e volte sempre

      Excluir
  11. So não concordo em substituir colchas por edredons, vai ficar empoeirado e causando alergia!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Foi apenas uma sugestão para ficar mais prático. Respeite o que fica melhor para você !Obrigada :)

      Excluir
  12. ola raffa adorei sua anotações mas diz como posso encaixar no meu dia a dia todas as suas idéias se tenho uma filhinha de 1 ano e 3 meses e meu marido sai para o trabalho as 12:00 todos os dias me ajude não aguento mais tanta bagunça em minha casa
    beijoss vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Neste caso faça um pouquinho a cada dia e envolva sua filhinha (elas adoram ajudar). Pegue uma cestinha e recolha os objetos largados na casa e assim vai... Aproveite também a hora do seu soninho. E converse com o maridão para ele ajudar. Cuidar da casa, do filho e do marido sozinha não é fácil. Mas se você conseguir organizar sua rotina, ficará mais fácil. Ficarei torcendo, bjinhos

      Excluir
  13. EU GOSTEI MUITO VC ESTA DE PARABÉNS UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É sempre muito bom saber! bjinhos

      Excluir
  14. A organização assim como a higiene é fudamental para uma vida mais saudável. Gostaria de convidar vocês para assistir este vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mLuUmg3xpzM

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse post da HYPENESS sobre lixeiras criativas, daquelas que deixamos o lixo na rua,na frente de casa.Acho que é uma ideia que podemos fazer parecido em casa! Rafaela, adoraria ver a sua tradução para essa ideia: http://www.hypeness.com.br/2012/06/lixeiras-criativas/
    Beijos de uma fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estive vendo as lixeiras e adorei! Queria uma dessas na minha casa. Toda ideia que possa contribuir com o meio ambiente é sempre bem vinda. E se tiver a arte envolvida no projeto, fica perfeito. Parabéns! bjinhos

      Excluir
  16. Muito bom!! adoreii as dicas!
    Se eu as seguir corretamente, sei que ficará bem mais fácil pra mim...
    Embora não goste muito de limpar a casa rs' :/ Mas tenho q aprender a ser uma doméstica bem organizada qnd eu crescer!!!!(tenho 16 anos (: )
    bjjjssss e MUITO OBRIGADA PELAS DICAS!! by: AMANDA NICOLE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindinha! É isso aí, pensando assim verá muito coisa boa acontecer na sua casa e na sua vida! Parabéns por pensar desta forma! Bjinhos

      Excluir
  17. mi gostas mutho de las dicas de el sito fico mucho agraticida bejjos riobana do rantos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber, seja sempre bem vinda e volte sempre! bjinhos e obrigada!

      Excluir
  18. Oi Rafaela, muito bem e útil seu blog, eu queria dicas pra quem não para em casa (eu) rsrs , faço faculdade trabalho faço curso fds, dou aula domingo, minha única noite livre é sexta, moro com minha mãe, mas ela é bem desorganizada e não tem muito ânimo pra fazer limpeza ... enfim é bem complicada a situação, eu gostaria de saber oque eu poderia fazer nesse caso, atualmente eu tenho feito faxina sexta anoite, mas não dura muito ;/ . Obrigada , bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda obrigada pelo comentário! A minha sugestão é que você faça um pouquinho por dia. Marque no relógio 5 a 10 minutos e limpe ou organize o que está mais crítico ou alguma coisa. Tente repetir isso diariamente para que na sexta não fique sobrecarregado para você. Afinal é sua folga e você descansar, não é mesmo? Este simples hábito, manterá sua casa sempre em ordem. Ah! Negocie com sua mãe tb rsss, bjinhos e volte sempre

      Excluir
  19. Ameii o seu blog, vou visitá-lo sempre me ajudou muiito as suas dicas !!

    THAIS SOUTO MAIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais e venha mais e mais vezes! Bjinhos

      Excluir
  20. Ameei seu blog vou visitar sempre m ajuda muito, beijinhOs..

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. eu nao gostei e muito complicado queria um jeito mais fasio

      Excluir
  22. Oii, adorei as dicas...
    Estou fazendo um projeto no curso de administração sobre uma agência que fornece serviços de diaristas, então todas as dicas são bem vindas. Mas eu também preciso muito saber quanto tempo em média se gasta para limpar uma casa, claro eu sei que isso varia muito, depende do tamanho do local, enfim... Mas eu preciso de opiniões para chegar a um valor de uma faxina. Então quem puder me ajudar, por favor, me deem alguma sugestão. Ficarei muto agradecida. Bj!!!
    Ass.: Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcia tudo bem? Depende de muitos fatores: do tamanho da casa, os dias que serão executados as tarefas e quais as tarefas para executar. Para você ter uma média, uma banheiro bem limpo leva pelo menos 30 minutos. O melhor seria você executar as tarefas e ir marcando o tempo e também as dificuldades. Na verdade não tem uma fórmula e sim uma organização das tarefas. Lembrando que cada pessoa tem um ritmo diferente de trabalho. Espero que dê tudo certo, bjinhos e boa sorte

      Excluir
  23. Só dica fera, não é a toa que é um dos top artigos da semana! =D

    ResponderExcluir
  24. Olá me chamo Laura, e estou seguindo suas dicas quando terminar, comento o resultado
    Bjs, LAura

    ResponderExcluir
  25. Muito legal!suas dicas arrumava minha casa em 1:00 agora gasto 50 minutos bj...obrigada :D
    ass:Estéfane Cristina

    ResponderExcluir
  26. Estou encantada com seu blog, ja estou conseguindo eliminar quase toda a bagunça da minha casa, apesar dela ser pequena e eu ter tres filhos pequenos... muito obrigada pelas dicas valiosas!!!

    ResponderExcluir
  27. Adorei as dicas sequir corretamente e foi muito bom. obrigado

    ResponderExcluir
  28. para deixar a casa sempre limpa sem gastar tempo e facil fique de boa na lagoa e pague uma diarista umas 3 vezes por semana.

    ResponderExcluir
  29. Estabelecer rotinas é meu problema...

    ResponderExcluir
  30. Rafa.. encontrei seu blog quando procurava uma ajudinha para organizar o quartinho da minha filha, que chegará mês que vem.
    Estou ENCANTADA!
    Amei as dicas e planos para limpeza...
    Confesso que sou toda atrapalhada...
    Mas espero conseguir estabelecer uma rotina de limpeza e organização, mesmo prevendo que com a chegada da minha princesinha, as coisas vão ficar um pouco mais complicadinhas hahah
    Parabéns pelo Blog e obrigada por toda as dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia! Aos pouquinhos você vai conseguindo criar rotinas na sua casa, e acredite, a rotina é fundamental na vida da mãe e do bebê. Tenho certeza que vai dar tudo certo, muitas felicidades e saúde para seu filho (a). Venha sempre que puder, bjinhos

      Excluir
  31. oi rafa olha eu nao gostava muito de arrumar a casa mais agora estou super animada obrigado vc realmente fes diferensa em minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso, parabéns! Faça tudo aos pouquinhos que não tem erro... Obrigada, bjinhos

      Excluir
  32. sabe vc tem alguma dica de como organisar a geladeira eu tenho certa dificudade nessa tarefa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog tem alguns posts sobre a organização da geladeira. Coloque no campo de pesquisa a palavra "geladeira". Bjinhos

      Excluir
  33. Obrigada!! As dicas me ajudaram bastante e adorei o blog!! Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá, Rafaela, tenho 15 anos, e faço a maioria das coisas aqui em casa. Minha mãe tem uma loja então ela tem que estar 24hrs disponível. Mas o meu pai e meu irmão são muito bagunceiros! kkkkk Obrigada pelas dicas, seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  35. Estava precisando de dicas assim. Vou começar a por em prática hoje mesmo. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  36. gostei da diga vale a pena

    ResponderExcluir
  37. Poxa mas minha maior inimiga é a preguiça e ainda tenho um bb de meses n sei oq fasso to sem ânimo e quando o assunto é arrumar a cozinha então minha preguiça triplica n sei oq fasso

    ResponderExcluir
  38. Amei seu blog.Muito Obrigada pelas dicas serão muito úteis no meu dia-a-dia.Valeu!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  39. amei as dicas vou usar senpre...

    ResponderExcluir
  40. Oi Rafaela! Aqui em casa somos 5 pessoas, mas é toda bagunçada. Era bom se tivesse uma tabela de tarefas por dia, tipo: um dia uma pessoa varre, enquanto a outra passa um pano, e a outra lava o banheiro. O pior é que eu e minha mãe temos um problema nas pernas. Suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  41. Oi Rafaela eu estou sempre procurando dicas de organização,e o seu blog é ótimo,adorei!!! Que tal dicas de cardápio simples pro dia a dia?bjossssss

    ResponderExcluir