3 de agosto de 2012

Organizando a rotina doméstica

Que as tarefas diárias ajudam a manter a casa limpa e arrumada é fato. Mas só isso não basta. É preciso elaborar e acrescentar na rotina da sua casa um plano de faxina para executar com regularidade as tarefas que exigem mais tempo e esforço (passar aspirador, lavar pisos, limpar a geladeira, etc.) e pode também como na maioria das casas, programar a faxina semanal.




Se você tem uma empregada doméstica (ou diarista) em sua casa ou é você que bota a mão na massa, aqui está um plano para a rotina da limpeza para ajudar a se organizar. Assim fica mais fácil de manter a casa limpa. Caso você more sozinha, talvez uma faxina quinzenal seja suficiente (desde que mantenha uma rotina mais frequente para pequenas limpezas). Se quiser imprima o checklist para ajudar:

Antes de começar qualquer trabalho de limpeza, deixe a casa organizada, pois assim a tarefa da limpeza não levará horas ou dias.
Plano A este é o estilo mais tradicional e dá resultados melhores para quem tem mais tempo e gosta de deixar a casa um brinco. Seguindo este plano, a casa será limpa uma vez por semana, veja como fica a rotina:

Banheiros

Limpe o vaso sanitário
Limpe a cuba e a bancada da pia

Limpe o boxe (inclusive as portas) e a banheira se tiver

Limpe os espelhos

Varra e lave o piso

Troque todas as toalhas

Cozinha

Limpe a pia e o ralo

Limpe o forno ou geladeira (alterne cada semana)

Limpe a mesa e outras superfícies

Limpe o microondas

Varra e lave o piso

Quartos


Troque os lençóis

Guarde a roupa lavada e passada

Lave a roupa suja

Limpe o assoalho

Cômodo a cômodo

Limpe o piso de toda a casa (afaste os móveis maiores e limpe o que está atrás dele)

Remova eventuais teias de aranha

Tire o pó e passe lustra-móveis

Organize ou descarte os papéis sem utilidade

Guarde tudo o que estiver fora do lugar

Enquanto limpa a casa, coloque as roupas para bater na máquina


Plano B (30 minutos por dia)- este plano é para as pessoas que não tem muito tempo e que adiam as tarefas domésticas semanais, requer 30 minutos diários para limpar somente um cômodo ou para fazer alguma coisa em toda a casa:

Segunda- Cozinha

Terça- Banheiro
Quarta- Sala de estar, sala íntima e sala de jantar

Quinta- Quartos


Sexta- Escritório, corredores e hall de entrada

Sábado- Área de serviço e lavanderia

Domingo- É só descansar



Plano  C – este é o plano que implemento na minha casa, isto é, para quem prefere uma limpeza diária, veja estes itens como sugestão:

Arrumar a cama

Lavar a louça

Trocar as lixeiras

Limpar a pia do banheiro

Limpar a pia e o balcão da cozinha

Dar um jeito na bagunça

Separar a roupa suja

Organizar as correspondências

Varrer o chão da cozinha

Eleja um ou dias da semana para lavar e passar as roupas


Plano D (uma tarefa por dia)- este plano é para quem não gosta de rotina, faça uma lista de tudo que precisa ser feito regularmente e fixe na porta da geladeira. Para este plano dar bons resultados, você precisa fazer alguma tarefa todos os dias e complementar cada tarefa pelo menos quinzenalmente. Anote seu progresso e a data em que executou em um caderninho.
Atenção!
Estes planos eu fiz para ajudar na organização da rotina, você não precisará seguir a “ferro e fogo”, respeite a cima de tudo, a rotina da sua casa e o jeito que mais gosta de trabalhar, pois se não, as tarefas domésticas viram uma coisa chata de executar.

Dica de ouro: se você dispõe de pouco tempo e não tem muita energia, priorize as tarefas mais importantes e execute-as com capricho, se preferir, escute suas músicas prediletas enquanto trabalha, ficará mais divertido e o tempo passará mais rápido.

comentário(s) via Facebook

35 comentários

  1. Adorei as suas dicas! Eu tenho uma pessoa que me ajuda 3 dias na semana, mas como temos 3 filhos e um cachorro sempre tem coisas pra arrumar rsrsrsr
    Uma coisa que eu faço e ajuda muito é ir fechando os comodos assim que estão arrumados. Sempre começo pelo quarto dos fundos recolhos eventuais louças e as roupas sujas, estico as camas, nos banheiros dou uma organizada nas bancadas e verifico se tem papel e toalhas limpas. Na sala começo recolhendo louças e peças de roupas e os sapatos quase sempre deixados na noite anterior e arrumo as almofadas e os controles. Enquanto a roupa vai pra maquina, coloco a louça na maquina, jogo o lixo fora encho as garrafas de agua. Só ligo a lava louças depois do jantar qndo normalmente tbm recolho a roupa limpa. Td isso não leva mais de 40min e deixo a passagem da roupa, a limpeza dos banheiros, a vassoura e a passagem de pano no chão pra minha secretaria! Desta forma consigo manter a casa sempre apresentável sem perder muito tempo. Bjs adoro seu blog! Ana Sampaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana tudo bem? Muito legal saber a rotina doméstica da sua casa também, mesmo com uma pessoa trabalhando em casa, dá pra adiantar o serviço deixando tudo nos seus devidos lugares, assim a limpeza não fica tão prolongada e sobra muito mais tempo...e fica aqui a sua dica,adorei! Obrigada pela visita e comentário, venha mais vezes! Bjinhos

      Excluir
  2. Oi,

    Gostei tanto que gostaria de publicar em meu blog. Gostaria de sua autorização, claro, lhe dando os créditos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana tudo bem? Que bom que gostou, pode publicar sim, qual é seu blog? bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Rafa,muito prático planificar, estou adorando todas suas dicas.
    Besitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, que maravilha! Muito obrigada, bjinhos

      Excluir
  5. Adorei as dicas, com certeza vou tentar seguí-las do meu jeitinho. Beijinhos e boa semana.
    Mona...*

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, praticamente já faço isso, mas ainda estou um pouco enrolada. Vou olhar mais seu blog pra clarear as ideias =)
    Bjão
    Ale Pena
    www.discursofeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, sinta-se em casa!! Espero que as dicas te dê uma iluminada rss!!Obrigada pelo comentário, bjinhos

      Excluir
  7. Bom dia.
    Tenho dificuldades para me organizar com a rotina do trabalho doméstico, pois trabalho fora e trago serviço para casa e muitas vezes bate a preguiça e negligêncio o trabalho doméstico. Gostei muito da rotina de 30 minutos diários. Também farei uma rotina para minha diarista.
    Obrigada
    Fanny Maes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fanny! Nesse caso, a rotina de 30 min. é a melhor opção, pois vc manterá a casa limpa, organizada. Só assim mesmo...no começo pode dar preguiça, mas depois ficará automático! Bjinhos e boa sorte

      Excluir
  8. Olá Rafaela encontrei o seu blog por acaso numa pesquisa na internet e achei interessante os seus planos de limpeza em especial o plano B de 30 minutos por dia. Testei o plano e para uma casa que não seja muito grande tem um óptimo resultado. Deixarei seus concelhos aos meus clientes da minha empresa de limpezas para a limpeza de manutenção das suas casas entre nossas limpezas mais a fundo em especial aquelas que são 1 ou 2 vezes ao mês. Boa sorte para o seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal! Fiquei muito feliz que deu certo, em breve postarei mais sobre rotina de limpeza, aguarde! Muito obrigada, bjinhos

      Excluir
  9. Rafaela, estou muito enrolada.
    Tenho de fazer tudo sozinha ninguem me ajuda, e tenho de trabalhar fora, e não estou conseguindo, tendo me organizar, mais toda hora que vou na cozinha tem algo para lavar, eu arrumo casa, daqui a pouco esta tudo fora do lugar, ai aumenta papel na mesa, e por ai vai.
    gosto de costurar e não tenho mais tempo pra nada.
    De uma ideia,
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debby tudo bem? Fazer tudo sozinha requer trabalho em dobro e muito mais tempo também. A sugestão que dou é você fazer uma revolução na sua casa, aos poucos é claro rss. Uma delas é que você use e abuse de produtos organizadores na casa toda e o principal etiquete todo o seu conteúdo. Vale também, separar uma caixa para cada membro da família para cada um achar e guardar fácil seus pertences. Muitas vezes a bagunça se instala na casa, pois não existe um lugar específico para cada coisa. É uma técnica simples e que ajudará a família toda a guardar tudo no lugar e sem desculpas! Tenha paciência que poderá levar alguns dias, mas não custa nada tentar né? Depois me conta se deu certo. Ficarei torcendo, bjinhos

      Excluir
  10. manter a casa organizada é uma tarefa difícil, toda família tem de se movimentar e ajudar .Chega de pensar que é só da mulher, mãe. Amélia já não existe mais!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo tb! A organização dá muito certo se todo mundo ajudar um pouquinho. E é esse pouquinho que fará toda a diferença. O ditado mesmo diz: a união faz a força. E como faz rss bjinhos

      Excluir
  11. Rafaela estou adorando teu blog!!!!
    As dicas são maravilhosas! PARABÉNS!!!!!!

    bjnho
    Necca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Necca fico muito feliz, obrigada e seja sempre bem vinda! Bjos

      Excluir
  12. Finalmente ontem consegui elaborar meu check list semanal e iniciei a tarefa para quinta feira, o alvo foram os quartos... hoje é a sala e escritório, espero conseguir. Porque além das tarefas diárias do check list, ainda tem a organização de mochilas, lancheira, roupas, uniforme para o dia seguinte, além da pia da cozinha que gosto de deixar smpre em ordem e com uma bebê que não me deixa fazer nada ainda fica cansativo..bjos. ELIZANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino mesmo Elizana, isto porque também tenho uma pequena que quer ficar comigo o tempo todo. Tente fazer de uma maneira que fique mais tranquilo pra vc. Uma ideia é organizar um ambiente por dia. Deixe para fazer aquela faxina no dia que tiver com mais energia. As vezes criamos várias exigências que nem sempre poderemos dar conta. O que importa é encontrar o melhor para você e sua família. Bjinhos

      Excluir
  13. Estava procurando uma ajuda, sou muito desorganizada, mas detesto bagunça . Moro sozinha praticamente e trabalho o dia todo. Mas tenho um cachorro, um gato e minhas filhas passam sempre por aqui. Preciso mesmo de uma rotina, o plano D e o C combinam mais comigo. Uma graça seu blog. Obrigada
    Eliana- SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, obrigada! Faça um pouquinho cada vez, assim não fica aquela coisa chata de fazer. Tenho certeza que desta forma você consiguirá deixar a casa sempre limpinha e em ordem! Bjinhos e felicidades

      Excluir
  14. Oi Rafaela, amei suas dicas, vou me casar em breve, e tentarei segui-las em minha casa, continue sempre assim, seu blog com certeza ajuda muitas pessoas. Obrigada pelas dicas!
    Beijoos'

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafaela, vou pegar esse post e tentar adaptar. Vou seguir o plano B, mas fazendo a limpeza mais completa. Espero que dê certo, já tentei várias vezes e acabo desistindo. A última ideia é limpar uma vez por semana, mas meu apto é muito grande e me canso muito. Bjos e sempre de olho no seu site!
    Bjos.
    Pati Asai
    www.cantinhodapatiasai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafaela, aqui em casa somos 6 pessoas, sendo dua crianças uma de 5 anos e outra de 1 ano, eu me sinto super incompetente pois deixei o trabalho para tomar conta da casa mas não tenho dado conta, passo o dia tentando fazer as coisas e no final do dia ta tudo do mesmo jeito, tenho lido o seu blog todas as noite no tempo que eu tenho, mas confesso que estou muito muito cansada, o que vc me sugere? obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  17. amei o seu blog,nao consigo me organizar,faço tudo sozinha olho minha mae de 93 anos ajudo filhos e ninguém me ajuda gosto de limpar melhor a casa aos sábados mas gostaria de uma ajuda em casa!

    ResponderExcluir
  18. Adorei....dicas maravilhosas!!!!!!

    Já imprimi e grudei na geladeira...tô precisada de uma organizada geral!!!!!

    Valeu!!!! Bjsss
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Excelente blog e muito boas dicas espero que continue com o seu bom trabalho e divulgação...

    ResponderExcluir
  20. ótimas dicas! sempre q dá, faço q nem vc, uma limpeza diária..mas se não, limpo 1x por semana.

    bjoo

    ResponderExcluir
  21. oi rafa nao consigo deixar minha casa arrumada tenho tres filhas uma de10 ano outra de08 e uma bebe de04 mes todo os dias eu limpo mais nao para arumada oque eu faco me ajuda

    ResponderExcluir
  22. oi rafa parabens ja sou moradora aqui do seu blog mas essas dicas sao o maximo e nunca canso de te visitar alias vc e muito inteligente vil bjs

    ResponderExcluir
  23. Boas dicas, mas faltou acrescentar o preparo do jantar, é nisso que perco mais tempo, pelo menos 1,5 horas por dia. Também trabalho fora em período integral e gostaria muito de algumas dicas para facilitar ou agilizar essa tarefa, pra sobrar mais tempo pra brincar com meus filhotes de 1 e 5 anos... Adorei o blog! Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Oi Rafaela, me aposentei no ano passado e estou tentando reorganizar a rotina de minha casa, já que o preparo das refeições, as louças e as roupas ocupam todo meu tempo. Estou mantendo apenas uma diarista a cada 15 dias para a limpeza mais pesada e optei por não arrumar as camas e os pertences de meus filhos adultos (2 moças e um rapaz) o que tornou minha casa uma bagunça .. Adorei suas dicas, vou continuar lendo seu blog. Abraços!!!

    ResponderExcluir