26 de outubro de 2012

Como organizar um churrasco sem frescuras!


Fim de semana chegando (ebaa!) e você merece descansar e se divertir, certo? Que tal organizar um churrasco? Nada melhor do que reunir os amigos e a família, saborear uma comida deliciosa e é claro, tomar aquela cervejinha estupidamente gelada. E é no clima descontraído de um churrasco, que aparecem várias dicas e truques para organizar um bom churrasco e você fazer sucesso como churrasqueiro (a):
Escolha da carne:




Para saber a quantidade de carne por pessoa, calcule em média, 200g a 300g de carne para mulheres e 300g a 500g para homens, além da linguiça, asinhas de frango e corações.

Tempere a carne somente com sal grosso e na hora. Nunca deixe a carne de molho, pois isso faz com que ela endureça. Dica de casa: antes de colocar o sal grosso na carne, gosto regá-la com azeite de oliva. Fica muito saborosa!

Os tipos de corte mais utilizados para churrasco são: picanha, contra filé, maminha e fraldinha. Algumas pessoas gostam de utilizar a alcatra, coxão mole, bisteca de porco e de boi, filé mignon e costelas.

Ambiente:

Para você ficar tranquilo, deixe o ambiente pronto antes de assar as carnes.  Coloque na mesa os pratos, talheres, guardanapos, copos e os acompanhamentos. Para deixar a mesa descolada e com cara de “churrasco”,  coloque os talheres em vasos de cerâmica e escreva os nomes com giz.






Como acender o fogo

Antes de acender o fogo, despeje uma pequena quantidade de carvão (eucalipto) na churrasqueira e acenda utilizando miolo de pão ou papel embebidos com álcool (todo cuidado é pouco nessa hora, deixe as crianças bem longe).

Depois que começar a arder à brasa, despeje o restante do carvão e o distribua de modo igual.

Use sempre carvão novo, evite reutilizar restos ou pedaços que vão influenciar de forma negativa o gosto da carne.



Comes...

Acompanhamento

Para muitas pessoas, um bom churrasco não pode faltar: salada, vinagrete, pão de alho, espetinho de queijo coalho, arroz, entre outros.
Lá em casa o que o pessoal adora é farofa de mandioca com manteiga e ovos e uma salada deliciosa de tomates com mussarela de búfala. A receita da salada é do chef Jamie Oliver, se quiser anotá-la clique aqui:



Bebes...

Bebidas geladas em um instante

Esta é uma super dica para gelar a bebida em apenas 5 minutos, acredite funciona! Os físicos denominam o composto de Mistura Frigorífica: gelo, álcool, sal e água.


- Coloque toda bebida a ser gelada num isopor.

- Adicione um saco de gelo pequeno (aqueles industrializados).


- Adicione 250 g de sal de cozinha (1/4 do saquinho de 1kg).

- Adicione 1 litro de álcool líquido de 92º (lembre-se de ter muito cuidado em mexer com álcool).

- Dê uma leve misturada e aguarde por 3 a 5 minutos, esperando a reação acabar.



- Depois é só dar uma lavadinha na lata e pronto. Beba com moderação!





Cuidados importantes:

Quando for comprar a carne, evite pedaços com muita gordura e tenha atenção e cuidado para escolher peças frescas. Se a carne apresentar camadas grossas e amareladas de gordura pode ser que ela seja velha. Procure comprar carne embalada por frigoríficos conhecidos, assim será difícil cometer enganos.

Se alguém tiver alguma dica bem legal sobre churrasco, mande um mail para organizesemfrescuras@gmail.com, gostaria muito de saber!

Dedico esta postagem para o meu pai querido, pois hoje é o seu aniversário e ele adora fazer um churrasquinho.

comentário(s) via Facebook

5 comentários

  1. Passando pra te ver e retribuir a visitinha, amei esse post, sou super fã churrasco,hehehe.
    Beijo no♥.

    ResponderExcluir
  2. ótima matéria.

    Tem algo que combina muito bem com ela. um site novo onde voce pode anunciar gratis o que procura.
    www.festabr.com.br

    ResponderExcluir
  3. adorei toda a matéria....quero deixar a dica de fazer um doce para o final! Gosto de fazer de limão e sem muito açucar pra não pesar demais...rsrs...E ainda uma mesa de frios com algumas frutas, para que os convidados possam petiscar enquanto conversam e aguardam o churras! Bjos

    ResponderExcluir
  4. Em casa gostamos de vinagrete e maionese, mas acho bem legal fazer uma mesa com frutas fica brm bacana e no final ajuds na digestão.

    ResponderExcluir