3 de outubro de 2012

Passo a passo de como lavar as roupas corretamente


Nossas avós sabiam bem o que era a canseira de lavar roupas à mão. Graças à tecnologia (ufa!), hoje temos a  querida e amiga máquina de lavar roupas. Como ela possui muitas funções, ainda gera algumas dúvidas na hora da lavagem. Se você nunca lavou roupas na vida ou tem dúvidas e quer resultados melhores, aqui estão algumas dicas super fáceis para ajudar nesta tarefa:

Leia também o link: " Dicas para facilitar na hora de passar roupa".








Passo 1: Seleção da roupa suja

Antes de tudo, separe as peças pelas cores: roupas brancas, claras e escuras. O erro mais comum é misturar roupas coloridas com brancas, por exemplo: blusão vermelho + agasalho branco = meias cor-de -rosa (ai, ai, ai). Tenha sempre em mente para não errar:





Roupas brancas: lençóis e toalhas brancas e de cores claras e  roupa branca propriamente dita que resistam à lavagem com água quente sem encolher. Leia sempre as etiquetas das roupas.


Roupas claras: roupas de tons pastel de cor firme (não solta tinta na água) e tecidos brancos ou claros com estampas.


Roupas escuras: tecidos de cores média, vivas e cores escuras propriamente ditas.


Depois de organizar as categorias de roupas sujas pela cor, selecione por tipo e grau de sujeira:


- Escolha as peças mais delicadas como malhas e tecidos transparentes e lave-as separadamente, usando uma função apropriada da máquina ou à mão.


- Separe as roupas muito sujas daquelas de uso diário que estão pouco sujas.

- Lave as toalhas separadas das roupas.


Passo 2: Escolha a temperatura da água

A escolha depende do grau de sujeira, do tipo de tecido e da firmeza das cores.





Água quente: para manter a brancura das roupas, roupas muito sujas e fraldas. Gasta mais energia elétrica.


Água morna: tecidos de cores claras que não tem cores firmes**, que não precisam ser passados e com grau moderado de sujeira.


Água fria: roupas com pouca sujeira, cores escuras ou vivas e peças delicadas inclusive lãs. Economiza mais energia.


Se tiver dúvida sobre a temperatura da água para lavar determinada peça de roupa, siga sempre as instruções da etiqueta.





Passo 3: Selecione a função

Esses botões controlam a velocidade de agitação da máquina.




Função “peça delicada” ou “lavar à mão”: tecidos frágeis e para os que não precisam ser passados.


Função “normal”: para todas as levas de roupas. Ajuste os períodos mais longos para as roupas mais pesadas e período mais curto para as roupas com menos sujeira.

Passo 4: Adicione o sabão

Se o modelo da sua máquina abre na parte de cima, encha-a primeiro de água e só depois coloque o sabão diluido com água. Desta forma, o sabão se dissolverá melhor e não ficará resíduo na roupa. No modelo de abertura frontal, coloque o sabão na gavetinha antes das roupas.






Passo 5: Prepare as roupas para serem lavadas

 Antes de colocar as roupas na máquina, examine-as uma por uma:

- Tire as manchas e remova a sujeira grossa com sabão de coco ou detergente de pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina. Se a roupa estiver mega suja, deixe de molho por 30 minutos ou mais.

- Feche os zíperes, botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças.

- Amarre os cordões e cintos sem apertar muito, para evitar nós apertados.

- Examine todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles, inclusive fiapos.

- Desdobre as mangas das camisas se estiverem dobradas.

- Não coloque as roupas na máquina do lado avesso, exceto as peças com estampas e escuras para preservar a cor.

- Quando for colocar peças miúdas na máquina, coloque-as dentro de saquinhos próprios.



Passo 6: Encher a máquina de roupas





Coloque as roupas na máquina antes de estar completamente cheia. Para ficarem bem lavadas, as roupas precisam de espaço para se mover dentro da máquina. Portanto não encha demais a lavadora. No caso das máquinas digitais e com abertura frontal, ela enche automaticamente de acordo com o peso das roupas.

Ajuste o nível de água  da máquina de acordo com o volume de roupa: pequena, média, grande e extragrande. Depois que a máquina começar a trabalhar, volte a verificar a quantidade de água. Se as roupas não tiverem cobertas de água, aumente a quantidade de água e coloque mais um pouco de sabão.


Passo 7: Secar 






Máquina de secar: Se você tem uma secadora em casa, dê uma olhada no filtro de fiapos para ver se está limpo. Retire os fiapos da tela antes de pôr as roupas na máquina e não exagere na quantidade de roupas dentro dela.

Máquina de lavar e secar: eu tenho este modelo em casa e particularmente não gosto de secar as roupas nela. Além de levar horas e horas para secar as roupas, consome muita energia e as roupas não ficam macias. Prefiro e adoro a máquina somente de secar (os resultados são excelentes).

Varal: Se não tiver uma máquina de secar, pendure as roupas no varal, de preferência que seja espaçoso. Pendure as camisas e similares em cabides para secar.


Depois de secas, guarde as roupas em um cesto retangular e bem esticadas, para facilitar na hora de passar a roupa.


Cuidados especiais:

O amaciante deve ser diluído em água, independente da máquina ter um reservatório separado para isso. O excesso de amaciante provoca manchas e prejudica a manutenção da lavadora.

Antes de colocar toalhas brancas de molho na água fria, esfregue a parte manchada ou encardida com sabão de coco. Isso vale para roupas brancas em geral.

Não deixe os panos de pratos encardidos de molho na água quente, pois a água quente ajuda impregnar ainda mais a mancha.

Nunca deixe uma secadora funcionando enquanto não estiver em casa ou estiver dormindo, porque o acúmulo de fiapos no ventilador externo ou um defeito mecânico qualquer pode provocar um incêndio.

** Um tecido de cor firme é aquele que não solta tinta na água. Para saber se uma peça tem cor firme ou não, coloque-a num tanque cheio de água por 10 e 15 minutos. Se ficar cor na água, é porque o tecido não tem cor firme.

comentário(s) via Facebook

36 comentários

  1. As minhas toalhas brancas estão encardidas, já não sei o que fazer nem que detergente usar, a máquina é Bosh, supostamente uma boa máquina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A minha sugestão é que as deixe de molho com sabão em pó e bicarbonato de sódio por pelo menos algumas horinhas ou de um dia para o outro. Depois lava-as na máquina e programe a máquina para lavagem de água morna. Veja se dá certo! Bjinhos

      Excluir
  2. Rafaela, vc recomenda lavar lençois junto com as roupas ou com as toalhas? Ou separadamente?
    Sobre a dica aí de cima do bicarbonato, ele pode ser usado apenas em roupas totalmente brancas?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Li! Gosto de lavar tudo separado, a não ser que tenha um jogo de lençol para lavar e tem uma toalha dando sopa, neste caso lavo junto para aproveitar a máquina. Quanto ao bicarbonato, não acho seguro usá-lo nas roupas coloridas, já que sua função é clarear as roupas. Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela, tudo bom?
    Posso misturar roupas brancas com roupas de tons pasteis na mesma lavagem? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Laurinha tudo ótimo e vc? Aqui em casa eu lavo separado, isso porque uso um alvejante junto com o sabão em pó que só dá para as roupas brancas. Mas se você quiser, bata junto somente se as cores pasteis forem bem clarinhas, assim fica mais seguro e sem imprevistos rs. Bjinhos

      Excluir
  5. Qual a quantidade de bicarbonato?

    ResponderExcluir
  6. ese saite de como lavar a roupa é de mais obrigado e beijos








    ResponderExcluir
  7. Òtimas dicas, principalmente para uma pessoal que deve comprar a sua primeira m´quina de lavar,
    sobre máquina de lavar, estava pensando em uma Brastemp, qual destas 2 seria a melhor, ou uma outra marca, sempre que não custa muito.
    http://www.shoppydoo.com.br/compare_products.aspx?categoryid=352&selectedProductsID=215601%2C215598
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia tudo bem? Eu não conheço estes dois modelos, mas sei que a marca Brastemp é muito boa. Quando for comprar, leve em consideração o peso que suporta de roupas e analise a quantidade de roupas que você lava na sua casa. O modelo que tenho em casa é com abertura frontal e é da LG, e gosto muito, a única coisa chata é custa mais caro :( Espero ter ajudado, bjinhos

      Excluir
  8. Amei as dicas, é minha primeira visita e com certeza voltarei mais vezes!
    Obrigado por compartilhar!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Casei a seis dias e manchei a blusa da sogra kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Voce nao existe, voce eh para casar!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, casei a pouco tempo mas estou manchando praticamente todas as polos dele, separos as cores tudo certinho. Acho que são do amaciante como faço para tira-las das roupas brancas e das coloridas?

    Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela tudo bem? Olha, tem vários fatores que podem estar manchando as roupas: máquina muito cheia, amaciante em excesso ou não diluído, tambor da máquina com acúmulo de sujeira. A minha sugestão é que lave a máquina, colocando um copo de vinagre branco (ou água sanitaria) dentro do dispenser (deixe-a trabalhando no cliclo normal sem roupas- dê um enxague extra). Sempre que for colocar o amaciante, dilua uma tampinha em água. Antes de colocar as camisas na máquina, passe um produto pré-lavagem nas manchas (semolin ou vanish), deixe por 5 minutos e lave normalmente. Seque as roupas do lado avesso e na sombra. Veja se dá certo, qualquer coisa grita rs! Bjinhos e felicidades!

      Excluir
  12. Estou sozinho em casa e minhas roupas acabaram, ou seja, tenho que por a "mão na máquina"! Obrigado pelas valiosas dicas e vamo vê no que dá!

    ResponderExcluir
  13. Ei Rafaela,
    Estou tendo problemas com a maquina com abertura frontal. Desde que a comprei e comecei usar que minhas roupas saem duras, ressecadas como se nao tivesse usado amaciante, principalmente as toalhas de banho. Vc tem alguma dica que possa me ajudar A minha maquina é a LG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho máquina lg frontal há uns 8 anos. Ponha muito menos sabão e amaciando. O dispensar é grande e a tendência é que as pessoas encham de sabão e amaciante. Qto as toalhas, diminua a quantidade de sabão, substitua o amaciante por vinagre branco ( não fica com cheiro), enxague pelo ao menos 3 vezes, sacuda bem antes de extender e deixe secar bem. Você vai ver o qto melhora.bj

      Excluir
  14. Rafaela tenho uma maquina de lavar frontal que desde o primeiro dia de uso minhas roupas saem duras e ressecadas. principalmente as toalhas de banho, parecem uma lixa. vc tem tem alguma dica que possa me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erika tudo bem? A minha máquina tb é da LG frontal e não deixa a roupa seca. O que pode estar acontecendo é excesso de sabão em pó ou pouco amaciante. Para saber a quantidade adequada de sabão, leia sempre atrás da embalagem do produto. O amaciante eu sempre coloco duas tampinhas de amaciante + uma tampinha de água para diluir bem. Se quiser experimentar nas toalhas, ao invés do amaciante, coloque no lugar vinagre branco de álcool. O vinagre amacia e não fica cheiro. Não coloque as roupas no sol para secar, pois o sol resseca. Veja se dá certo, depois conta aqui pra gente :) Bjinhos

      Excluir
  15. Oi Rafaela...Td bem?
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog.
    Tenho dúvidas em relação ao tempo de lavagem das roupas na máquina, para não danificá-las. Possuo a máquina da Brastemp e o ciclo com o menor tempo é de 20 minutos. Costumo deixar as roupas de molho em baldes, separadas por cores e tipos. Gostaria de saber quantos minutos são necessários para a lavagem na máquina de jeans, camisetas ou roupas de algodão, além de roupas de cama e toalhas de banho?
    Fran

    ResponderExcluir
  16. obrigada! me ajudou bastante.o blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  17. ola tenho uma maquina eletrolux lava e seca.....quero saber por que ela nao sai aquele cheirinho de amaciante...quando esta secando.....................e a lavagem e horrivel me ajude ela ta dando voltade de jogar forra.............................me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suellen tudo bem? Tenho Também máquina que lava e seca junto e particularmente não seco roupas nela, pois não gosto do resultado, ela deixa a roupa seca mesmo.Quanto a sua lavagem, verifique se está colocando a quantidade de sabão e amaciante certo ( ver embalagem). Eu sempre coloco duas tampinhas de amaciante mais uma tampinha de água e ficam super cheirosas. Se as roupas estiverem muito encardidas, a minha sugestão é que as deixe de molho antes por pelo menos 1 hora e utilize um produto pre lavagem nas manchas, ainda com a roupa seca, espero ter ajudado, depois conta pra gente! Bjao

      Excluir
  18. Olá, tenho lido bastante sobre a separaçao de roupa a ser lavada mas como moro sozinha fica complicado toda essa separaçao, uma vez que vou acabar tendo que lavar somente duas ou tres peças se tiver que seguir exatamente esses critérios e acaba que nao estou economizando água com todas essas lavagens...mesmo que espere uma semana, a quantidade nao é tao grande, entao separo cores escuras e pretas, cores claras e brancas e coloridas.Somente essas três partes. Nas coloridas inclui toalhas de banho e rosto. Só separo mesmo roupas que soltam tinta, daí lavo a mao. E quanto a panos de prato de cozinha, qual grupo deveria colocar? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Débora! Se vc tem pouca roupa, sem problemas, pode misturar. Só tenha cuidado com peças delicadas, estas são lavadas separadamente ou a mão. Os panos de prato também são lavados separados da roupa e pano de chão. Você pode lavá-los com toalha de mesa. Espero ter ajudado, bjinhos e felicidades!

      Excluir
  19. Oi gostaria de uma informação tenha uma. Máquina lava e seca da Electrolux e ela está enchendo uma roupas de pelos o que eu faço? Att ilana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ilana! Experimente lavar sua máquina sem roupas dentro, colocando no dispenser do sabão , um copo de vinagre branco de álcool ou água sanitária. Lave no ciclo normal e se puder água quente... Faça essa limpeza pelo menos 1 vez ao mês :), bjinhos e boa sorte!

      Excluir
  20. Moro em apto e lavo minhas roupas em máquina de lavar e não tenho secadora , minhas roupas não secam no sol !! O posso fazer pra deixá-las mais cheirosinhas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla! Estenda as roupas em cabides para secarem mais rapidamente e deixe-as em lugar bem ventilado. Quando passar, borrife água de cheiro ou água de passar. Experimenta pra ver o que acha, bjinhos

      Excluir
  21. Oi Rafaela, fiquei em dúvida agora quatno ao molho em água quente, isso serve para pano de prato também? Tem alguns sites que dizem para colocar de molho em água quente e até ferver ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Eu deixo de molho apenas com água fria de um dia para o outro e acho que limpa super bem, mas é legal vc experimentar as duas formas e comparar o resultado, bjinhos

      Excluir
  22. oi adoro suas dicas !!! vc acha que amaquina de lavar gasta mais energia do que o tanquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeane! Eu não tenho como dizer, pois nunca tive o tanquinho, mas dependendo do modelo da máquina é super econômica :) bjinhos

      Excluir
  23. ola rafaela tenho um serio problema em lavar roupas nunca acerto mancho todas as roupas ....brancas entao sem comentarios oq faco
    bjinhos seu blog e um maximo

    ResponderExcluir
  24. Olá. Posso aproveitar a água que usei pra lavar toalhas na lavagem de outras roupas?

    ResponderExcluir