30 de junho de 2013

Como limpar: forno

Limpar qualquer forno, seja ele a gás ou elétrico, é uma daquelas tarefas temidas e muitas vezes, acabamos deixando a limpeza de lado. Para evitar a tão temida tarefa, a melhor pedida é limpar regularmente os líquidos derramados e toda a sujeira, do contrário, a limpeza ficará mais difícil, e você perderá muito mais tempo. Como ninguém quer ficar horas e horas limpando o forno, aqui estão algumas dicas de como limpá-lo de uma forma fácil e eficiente:



Utensílios e produtos


- Luvas de borracha

- Esponja (aquela que não risca)

- Palha de aço

- Panos descartáveis

- Papel toalha

- Tigela

- Detergente líquido neutro

- Vinagre branco

- Bicarbonato de sódio

Antes de começar

Proteja o piso debaixo do forno com um pano ou jornal.

Se o forno estiver quente, espere até poder encostar a mão com segurança.

Retire as prateleiras para ter mais espaço para limpá-lo.

Limpeza do forno



Use o lado macio de uma esponja molhada em água + detergente e espremida para coletar os resíduos internos. Enxague a esponja e limpe novamente.

Prepare uma pasta com um pouco de água + bicarbonato de sódio + vinagre branco em uma tigela. Passe-a no interior do forno com a esponja e deixe por algumas horas.

Esprema a esponja (dupla-face) na água quente e use o lado mais grossinho no interior do forno (exceto vidro) para soltar os resíduos de alimentos queimados mais difíceis de sair. Se os resíduos não saírem, utilize uma espátula para raspar os resíduos.

Torça uma esponja limpa em uma bacia ou balde com água quente e use-a para retirar a espuma e a sujeira. Lave e enxague várias vezes, até o forno ficar limpo.

Por último, seque com um pano limpo.

Limpeza do vidro

Para lavar o vidro interno, utilize uma esponja com detergente líquido e passe no local. Enxague com água quente e seque com um pano seco. No vidro externo, passe um pano úmido e limpador de vidros, depois seque com papel toalha.




Limpeza das grades

Borrife vinagre branco em toda grade e deixe por pelo menos 30 minutos. Se as grades estiverem muito descuidadas, utilize um produto específico para a limpeza de forno.

Use uma esponja normal ou de aço + detergente em toda a grade para retirar a comida queimada.

Enxague as grades em água corrente e recoloque no forno só depois de seca.




E você, como limpa o seu forno?

Bjinhos e até a próxima!

comentário(s) via Facebook

3 comentários

  1. Oi Rafa!
    Ótimas dicas!!
    Estava precisando mesmo, acredita que semana passada olhei para meu forno e lembrei do seu blog, rsrs... e hoje me deparo com esse post! :D
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa!
    Menina, como é chato limpar o forno, né? Eu tomo muito cuidado pra não sujá-lo, que é pra sofrer na hora da limpeza. Mesmo assim, por causa da gordura, é bom limpar uma vez por semana.
    Eu não sabia de todos esses truques, não. Só passava um pano com bicarbonato e vinagre. Mas vou anotar.
    Um beijo,
    Mariana.

    ResponderExcluir
  3. Melhor jeito que encontrei para limpar o forno tirando aquelas manchas pretas: lixa d'água. É só passar um pouco de água na lixa e passar a lixa no forno. Não estraga a pintura!

    ResponderExcluir