Dicas e Truques de Ouro




As dicas e truques estão presentes em algumas postagens que publico aqui, são dicas bem simples e que fazem muito a diferença no dia a dia.

1- O adesivo do vidro não sai? Óleo de eucalipto remove o resíduo deixado pelo adesivo nas superfícies. 

2- Para deixar o banheiro perfumado, pingue algumas gotinhas da sua essência preferida dentro do rolo do papel higiênico.

3- Para evitar que os espelhos do banheiro embacem, esfregue regularmente sabão em barra (seco) sobre a superfície e esfregue com um pano limpo. 

4- Deixe o piso, móveis e superfícies brilhando (e sua casa perfumada) misturando um pouco de amaciante de roupa em um balde de água. Finalize com álcool para secar mais rápido.

5- Para as roupas não caírem dos cabides, cole um adesivo de feltro em cada ponta do cabide.

6- Para remover o óleo da roupa de seda, esfregue suavemente farinha de milho na mancha e escove. Cubra a marca de óleo completamente com mais um pouco de farinha de milho e deixe descansar por algumas horas. Tire a farinha e, em seguida, lave à mão, ou no ciclo delicado da máquina. Use sabão adequado para peças delicadas. 

7- Para as velas durarem mais tempo, cubra-as com um saco plástico e coloque no freezer por 24 horas antes de acendê-las.

8- Tire o pó da cúpula do abajur passando um rolinho adesivo (aqueles de roupas).

9- Para manter as janelas do seu carro livre de geada (quando deixados de fora durante a noite no inverno), misture três partes de vinagre para uma parte de água, coloque-o em um borrifador e borrife nas janelas, conforme necessário. 

10- Para evitar que os botões da roupas caiam, é só passar esmalte incolor por cima de cada botão.

11- Para reutilizar as sobras de sabonete, coloque-as numa garrafa e acrescente um pouco de água quente e glicerina.  Pronto, agora você terá sabonete líquido.

12- Para pegar pequenos fragmentos de vidro quebrado, pressione pedaços de pão sobre a área afetada. 

13- Se você tem um aquário, quando lavá-lo, reutilize a água para regar as plantas da casa. A água é cheia de nutrientes e é um ótimo fertilizante. 

14- Para evitar que as formigas entrem em sua casa, desenhe uma linha de giz no chão onde quer que elas não entrem.

15- Para impedir traças, coloque cravos em armários e gavetas. 

16- Para tirar sangue de tecidos, use água oxigenada. Aplique-o diretamente sobre a mancha e depois lave na máquina de lavar. 

17- Para remover manchas de óleo corporal de golas e punhos de camisas coloridas e blusas, esfregue shampoo cabelo diretamente sobre as manchas. Enxague o shampoo, em seguida, lave as roupas como de costume. 

18- Para reviver um vaso de flores murchas, adicione uma colher de chá de detergente suave. 

19- O zíper emperrou? Esfregue no zíper a grafite de um lápis.

20- Para evitar cinzas voando quando limpar a churrasqueira, use um borrifador cheio de água para cobrir as cinzas.

21- Para limpar o fundo do ferro de passar, polvilhe sal na tábua e passe o ferro (frio) por cima.

22- Tire manchas no inox esfregando meio limão.

23- Para afiar facas e tesouras, corte uma folha de papel alumínio dobrado ou lixa grossa. 

24- Para tirar odores desagradáveis​​ no ambiente, coloque alguns grãos de café em uma panela e queime-os. O cheiro de café vai dominar os outros odores desagradáveis. 

25- Para limpar a pia de aço inoxidável e panelas de inox, esfregue sabonete branco e enxague com água quente.

26- Para remover impressões digitais de utensílios de aço inox, coloque uma pequena quantidade de óleo de bebê em um guardanapo e limpe as áreas afetadas. 

27- Para remover pêlo de cão e gato de roupas e móveis, esfregue-os com luvas de borracha úmida. 

28- Fritou peixe e a casa está com cheiro forte? Sem problemas, da próxima vez que for fritar, ferva água com casca de laranja e cravo.

29- Para limpar janelas de vidro, adicione uma colher de sopa de amido de milho em um litro de água morna. Molhe o vidro,  remova a água em excesso e limpe o vidro como se estivesse usando limpador de vidro regular. Seque com um pano macio, papel toalha ou jornal. 

30- Deixe sapatos e bolsas de couro macios e brilhando, pingando algumas gotinhas de óleo de amêndoas. Passe com uma flanela para lustrar.

31- Para restaurar o brilho dos vasos sanitários, jogue Coca-Cola ou Pepsi dentro do vaso. Para dissolver o calcário, deixe o refrigerante durante a noite de molho. 

32- Use um aspirador de pó com uma escova acoplada para limpar os vincos de cortinas romanas. 

33- Aspirar um colchão, removerá as células mortas da pele, que atraem os ácaros. 

34- O óleo de cravo mata esporos de mofo. Misture três gotas em um litro de água e depois use para limpar as áreas suscetíveis ao mofo. 

35-  Para se livrar do cheiro de alho das mãos, esfregue contra aço inoxidável - sua pia é ideal. Em seguida, lave as mãos com sabão ou detergente.

36- Para evitar o desperdício dos produtos de limpeza, experimente colocá-los dentro de borrifadores (o mesmo que molhamos as plantas). Você espirrará o produto na medida certa, eu uso na minha casa e é muito bom!

comentário(s) via Facebook

46 comentários

  1. Parabéns Rafa! super legal a iniciativa, não tinha visto nada parecido ainda.
    Vou adorar poder contar com este serviço em breve, minha bagunça me irrita muito!
    Bjo e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pela visita e o carinho, espero que as dicas ajudem muito na organização da sua casa, se tiver alguma sugestão é só falar, abraço Rafa

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafaela adorei seu Blog.
    Gostaria de saber sobre seu trabalho em organização de fotos.
    Obrigado - Gislaine

    ResponderExcluir
  4. Olá Gislainne obrigada pela visita e comentário, em breve estarei postando dicas de como organizar fotos, é só aguardar um pouquinho ...Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Rafaela, eu adorei td o que li e vi por aqui. Vou aproveitar para por em prática e organizar o "quartel".bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilda tudo bem? Obrigada e que bom que gostou, tenho certeza que aos pouquinhos ficará tudo organizado e prático! Qualquer coisa dá um grito, bjinhos e volte sempre.

      Excluir
  6. oi parabens pelo blog e pelo trabalho. vc tem alguma dica para organizar o armario de potes e vasilhas plasticas, essas que guardamos restos de comidas, etc? grata - flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia tudo bem? Obrigada fico feliz que gosta. Dá uma olhada neste link que lá tem como organizar os nossos famosos potes, qualque dúvida, vou adorar ajudar. Bjinhos
      Clique aqui: http://www.organizesemfrescuras.com/2012/07/cozinha-linda-e-organizada.html

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas! Só discordo quanto ferver as meias, por que elas possuem elástico, e a fervura vai estragá-las.

    Parabéns pelo blog lindo e útil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Miriam! Obrigada pelo comentário e pela dica... Comente sempre que puder, bjinhos

      Excluir
  9. Ola Rafaela! Parabéns pelo seu trabalho, por ter divulgado essas dicas e pelo incentivo que você nos transmite.

    Eu sempre trabalhei fora e nunca tive costume com as atividades de casa, estou bastante empolgada depois de ver todas as suas recomendações. Agradeço por todas elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ane! Tudo o que escrevo é de coração e para ajudar a todos que gostam e querem organizar a casa. Obrigada pelo carinho espero que as dicas funcionem de verdade (ficarei torcendo). Depois me conta tá rss. Bjinhos e boa sorte!

      Excluir
  10. Ola Rafaela, acabei de conhecer o seu blog e ja estou amando as dicas, parabéns pelo seu trabalho o seu blog está de parabéns!!! bjos e muuuuito obrigada!!!!rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Seja sempre bem vinda por aqui :) bjinhos

      Excluir
  11. Rafaela, estou grávida e preciso arrumar a gavetinha da cômoda do meu bebê, gostei da opção das vasilhinhas de plástico, porém não gostaria que ficassem aparecendo .Tem alguma dica para encapá-la por dentro, por fora e colocar algo diferente dos lados para não aparecer a vasilhinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Uma ideia que gosto muito é encapá-los com papel contact. Dá para fazer um composê com cores e estampas. Cole um tipo de estampa do lado de fora e outro do lado de dentro, ficará lindo! Espero que goste da sugestão, bjinhos

      Excluir
  12. Simplesmente amei suas dicas, estou pensando como implementa-las aqui no meu Ap.
    Muito Obrigada! sedenta por mais

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelas ideias e dicas valiosissimas. Adorei seu blog.
    Beijinhos e continue nos ajudando, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Doris! Sem dúvida! Muito obrigada, bjinhos

      Excluir
  14. Oi Rafa, preciso organizar o meu quarto. Ele está uma verdadeira bagunça! Adorei se blog e suas dicas me inspiraram para essa missão.Obrigada mesmo. Beijos e tudo de bom. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Agora é só arregaçar as mangas e começar! Vai adorar o resultado! Bjinhos e obrigada

      Excluir
  15. ola Rafaela tem alguma dica eficiente para limpar o box do banheiro?
    tenho usado produtos específicos porém obtive baixo resultado com relação a gosdura no vidro.
    grata
    Cibele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele! No box do meu banheiro uso uma esponja com detergente líquido, depois enxáguo com água morna para quente e seco em seguida com um pouco de limpador para vidros. Veja lá se dá certo, bjinhos

      Excluir
    2. Esponja mergulhada em vinagre branco - Limpe as portas de vidro do boxe e seque-as com a toalha velha que não solte pelo.

      Excluir
  16. Olá Rafaela, como vai? Achei muito bacana suas dicas, por isso estou passando pra saber se você tem como me ajudar, como lavar uma camisa listrada de branco com vermelho sem mancha-la?! É que ao lavar a do meu filho, ficou com as cores misturadas!
    grata.
    Patricia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! A melhor maneira de lavar roupas desse tipo é a mão com sabão neutro. Lave-a separada das outras e nunca a deixe de molho. Pendure do lado avesso para secar e longe do sol. Espero ter ajudado, bjinhos

      Excluir
  17. Parabéns pelas dicas com certeza irei usá-las.
    Adorei seu blog!! comecei a curtir no fase e resolvi entrar para ver! estou adorando!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Janaína, fico muito feliz em saber! Seja sempre bem vinda por aqui, bjinhos e até mais

      Excluir
  18. Ótimo!!! Parabéns! Dicas muito boas e úteis!

    ResponderExcluir
  19. olá...
    amei o saco de roupa suja...vc tem o endereço de quem faz???

    ResponderExcluir
  20. OLÁ RAFA , ADORO SUAS DICAS , MAIS ESTOU PRECISANDO DE AJUDA , MEU BANHEIRO É QUASE TODO PRETO . EU NÃO CONSIGO LIMPAR.... MINHA BANHEIRA, VASO , PIA , PARA FICAREM BRILANDO POR FAVOR ME AJUDA , PRINCIPALMENTE A BANHEIRA ,,,, BJS OBRIGADA ...

    ResponderExcluir
  21. Blog mais perfeito que já vi!:)

    ResponderExcluir
  22. ola!!! estou recém mobiliando meu primeiro apto e estou amando tuas dicas de organização!

    gostaria de saber se a dica de ouro para evitar mofo nos armário vale para armário novo também.. se é necessário..

    obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem? Se em seu ape não tiver problema com o mofo, não vejo necessidade... Mas só não se esqueça de limpá-lo por dentro pelo menos uma vez por mês para mante-lo sempre limpinho. Bjinhos

    ResponderExcluir
  24. PARABENS RAFA OTIMAS DICAS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. muito boas dicas,adorei.

    ResponderExcluir
  26. tenho um quarto com 3.80comprimento e 2.80 de largura que tem nele um berço com comoda um guarda roupa e uma cama box casal uma parede com janela a outra com a porta fico sem espaço algum teria sugestao para eu melhorar meu espaço a esqueci da rack com a tv peço socorro meu outro filho vai chegar e gostaria de deixar mas acochegante... o ambiente

    ResponderExcluir
  27. Seu blog é especial, sugestivo e inspirativo para organização com arte. Grata, com carinho.
    Albenia

    ResponderExcluir
  28. ,
    Seu blog é especial. Criativo, sugestivo e inspirador. Grata, com carinho.
    Albenia

    ResponderExcluir
  29. Olá, Rafaela. Tudo bem? Adorei seu blog. Sou Personal Organizer , gostei muito do seu trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. camila fortunato20 de maio de 2014 18:51

    parabéns Rafaela, conheci seu blog ontem e estou viciada, otimas dicas. estava precisando de inspiraçao e encontrei aqui. Que Deus abençoe cada vez mais vc, sua familia e seu trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  31. Olá Rafaela, essa dica das meias, de ferver com limão será que não estraga a elasticidade da meia ? Fico com meio de perder o elástico. Onrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu já testei e não prejudicou o elástico... Bjinhos

      Excluir